PT// Esta residência abordará a criação de uma performance que, através da exploração das interacções digitais entre som e imagem, gera um ambiente imersivo e intersensorial, ou seja, onde as percepções visuais e sonoras não aparecem como entidades delimitadas, mas sim sentidas num único gesto, num “sentido transversal” (Whitelaw, 2008). Metodologicamente, o trabalho em residência foi baseado na prática da investigação-criação, uma vez que as construções e pesquisas sobre o local – em contactos com as populações, recolha de imagens de arquivo e em registos fotográficos ou gravações sonoras feitas no local – contribuíram para a assimilação do sentido do lugar e, consequentemente, foram a base para a construção da performance (Jackson, 1995) (Benjamin, 2010). Nunca como ilustração do lugar (como se fosse pintura paisagística) mas como materialização das percepções do contacto do artista com o lugar. O cruzamento entre as percepções do território funcionou como um roteiro para o momento da performance que reflectia a imersão num território desconhecido, baseado numa relação dialéctica entre imagens do passado e do presente, mediada pelo som.
EN// This residency will address the creation of a performance that, through the exploration of digital interactions between sound and image, generates an immersive and intersensorial environment, that is, where visual and sound perceptions do not appear as delimited entities but are felt in a single gesture, in a “transversal sense” (Whitelaw, 2008). Methodologically, the work in residence was based on the practice of research-creation, since the constructions and research about the place – in contact with the populations, collection of archive images and in photographic records or sound recordings made on-site – contributed to the assimilation of the sense of place and, consequently, were the basis for the construction of the performance (Jackson, 1995) (Benjamin, 2010). Never as an illustration of the place (as if it were a landscape painting) but as the materialization of the perceptions of the artist’s contact with the place. The crossing between the perceptions of the territory worked as a script for the moment of the performance that reflected the immersion in an unknown territory, based on a dialectic relationship between images from the past and the present, mediated by sound.